Especial São Tarcisio - 15 de Agosto





Nasceu por volta do ano 245 da era cristã em Roma e pertencia à comunidade cristã. Aos 12 anos já servia como coroinha nas missas do papa Sisto II realizadas nas Catacumbas(tunéis subterraneos,como uma especie de porão). 
Catacumbas de São Calisto
Papa Sisto II

No decorrer da terrível perseguição do imperador Valeriano, muitos cristãos eram presos e condenados à morte. Nas tristes prisões à espera do martírio, os cristãos desejavam ardentemente poder fortalecer-se com a Eucaristia. O difícil era conseguir entrar nas cadeias para levar a comunhão.

Moeda-Imperador Valeriano
Carcere Mamertino
Carcere Mamertino

Via Apia por onde São Tarcísio passou e foi martirizado

No dia 15 de Agosto de 257, as vésperas do martírio dos cristãos presos , o Papa não sabia como levar a sagrada Eucaristia ao Carcere Mamertino,onde eles estavam. Foi então que o Tarcísio se ofereceu dizendo “eu vou santo padre” “eu não tenho medo” “prefiro entregar minha vida, mas não entrego Jesus aos pagãos” “creio que nunca desconfiarão de uma criança”.
Comovido com esta coragem, o papa entregou numa caixinha de prata as Hóstias que deviam servir como conforto aos próximos mártires.
Passando pela via Ápia, Tarcisio vai dizendo bem baixinho “Que bom que está comigo Jesus, saiba que nunca te abandonarei”. Lá ele encontra alguns amigos, que eram pagãos e notaram seu estranho comportamento, logo começaram a questionar o que trazia, já suspeitando de algum segredo dos cristãos. O garoto, porém, negou-se a responder, e não mostrar o que trazia. Então os meninos furiosos bateram nele e o apedrejaram, até que uma pedra na cabeça levou Tarcisio ao chão. Um soldado que chamado Quadrato, que ocultamente era cristão, avistou tal agitação e apartou os moleques. Reconheceu Tarcisio e o levou para as Catacumbas.
Nas catacumbas, Tarcisio entrega a sagrada eucaristia nas mãos do Papa e entrega a sua vida, dando exemplo de amor e zelo ao Santíssimo Sacramento.




Essas informações são as únicas existentes sobre o pequeno acólito Tarcísio. Foi o papa Dâmaso quem mandou colocar na sua sepultura uma inscrição com a data de sua morte: 15 de agosto de 257




Papa Bento de 16 na audiência com acólitos em Agosto de 2010


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...